quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Festival Lixo e Cidadania

Estou em Belo Horizonte/MG, palco do maior evento internacional de organização dos Catadores de Material Reciclável, custumeiramente organizado pela ASMARE, Prefeitura de Belo Horizonte e Movimento Nacional dos Catadores.

Em um modo geral, o festival transcorre bem. Tivemos muitas autoridades e coisa e tal. Na verdade, estou participando desse espaço com objetivos concretos: Meu projeto de mestrado. Decidi escrever sobre essa temática dos catadores de materiais recicláveis e a configuração desse trabalho.

A primeira conferência, para mim, era de um papel central. Debateria a : Crise Econômica muncial e seus impactos sócio-econômicos e ambientais. Precisava saber o que as pessoas andam pensando sobre isso.

Não me surpreendi muito não. As pessoas ainda colocam essa problemática do meio-ambiente num patamar da conscientização e coisa e tal. Um dado interessante foi que se o planeta todo consumisse os recursos naturais como o EUA, EUROPA e JAPÃO consomem, necessitaria de mais 5 planetas Terra para dar conta.

Mas e ai? será que é possível frear o desenvolvimento e o consumo na configuração capitalista de hoje? ou melhor... será que o chamado "terceiro mundo" tem capacidade mesmo para se desenvolver? é possível? será que nessa estrutura um outro mundo é possível?

Bom... Enquanto isso, catadores de materiais recicláveis continuam catando na rua... dando inicio ao processo de reciclagem e defendendo o meio ambiente (o que não sabem, na verdade, é que eles tem um papel estratégico na reinserção da mercadoria novamente para o consumo)